É preciso parar, respirar e pensar duas vezes antes de sair comendo tudo e mais um pouco na festas de fim de ano.

Não há como negar: as festas de fim de ano são verdadeiras tentações quando o assunto é dieta, não é mesmo? É difícil resistir àquela mesa farta, cheia de gostosuras e guloseimas que fazem a dieta ir por água abaixo. Porém, não é impossível!

O que devo fazer?

O grande segredo para manter uma dieta no fim do ano é comer moderadamente. Pode parecer contraditório, mas é quase impossível não aproveitar nenhum pouquinho daquelas comidas preparadas com tanto amor e carinho.

Por isso, a dica é experimentar, mas com moderação. Não é porque você manteve a dieta durante o ano todo que pode exagerar nas festas de fim de ano, muito pelo contrário, você pode abrir algumas exceções, desde que o consumo seja moderado.

01. Cuidado com as frituras

É muito importante evitar os alimentos fritos, pois eles são um dos maiores responsáveis pelo acúmulo de gordura localizada e, por isso, podem acabar com qualquer dieta.

Dessa forma, evitar frituras ou consumir uma baixa quantidade é uma ótima ideia para quem deseja manter a dieta no final do ano.

02. Manere no álcool

Final de ano é o momento de comemorar as conquistas, celebrar momentos e tomar umas e outras, certo? Muita calma nessa hora! Apesar das comemorações serem permitidas, o álcool deve ser evitado ou consumido com moderação.

O álcool não possui nenhum nutriente positivo para o corpo, muito pelo contrário, o seu consumo proporciona retenção de líquido e inchaço corporal e, por isso, deve ser evitado.

03. Cuidado com os doces

O excesso de açúcar faz com que o påncreas, que é a glåndula responsável pela produção da insulina, tenha que trabalhar mais do que o normal. A insulina é um hormônio que transforma o açúcar em glicose, que é a energia do corpo.

Dessa forma, o consumo de doce em excesso faz com que essa energia seja transformada em gordura. Por isso, evite o consumo de doces de forma exacerbada, pois isso acabará com a sua dieta.

04. Apoie-se nas frutas

As frutas serão suas aliadas para manter a dieta no fim de ano. Elas podem substituir uma refeição leve, entrar no lugar de uma sobremesa e servir como uma válvula de escape nesses momentos em que a mesa vive farta de comidas calóricas.

Dessa forma, procure apostar em frutas como laranja, abacaxi, morango e limão, seja na forma de suco ou para serem apreciadas sozinhas.

05. Não se esqueça dos exercícios

Você pode respirar um pouco durante o fim do ano e deixar a rotina de exercícios um pouco de lado. Porém, retirá-los do seu dia a dia é fora de cogitação, pois após os momentos de festa e comilança, retornar às práticas será muito doloroso.

Por isso, não deixe de mexer o corpo, mesmo que de forma leve como uma caminhada, exercícios aeróbicos, um passeio de bicicleta ou aquilo que lhe fizer bem.

Não é difícil manter a dieta nessa época do ano, certo? Basta ter um pouquinho de força de vontade e se planejar direitinho para não sair da dieta e atrapalhar todos seus planos para um verão perfeito!