Se você é uma das pessoas que já fez de tudo para ter uma boa noite de descanso, sem sucesso, veja algumas dicas que podem ajudar a dormir melhor e acordar regenerado para um dia cheio de atividades.

Escrito por Artex

De acordo com estudos, os brasileiros têm tido cada vez mais dificuldades de pegar no sono. Uma recente pesquisa aponta que cerca de 73 milhões de pessoas possuem problemas de insônia em território nacional. No mundo, o número chega a 43%.

Se você é uma das pessoas que já fez de tudo para ter uma boa noite de descanso, sem sucesso, veja algumas dicas que podem ajudar a dormir melhor e acordar regenerado para um dia cheio de atividades.

  1. Cores para o quarto

A cromoterapia tem sido apontada como uma das grandes influências para um sono tranquilo. Estima-se que um quarto em tons de azul, por exemplo, ajuda no relaxamento e descanso profundo. Outras cores, como verde e amarelo claro também podem ter efeitos positivos.

Por outro lado, há nuances que devem ser evitadas por quem tem dificuldades de dormir. Entre elas estão vermelho, laranja, roxo e marrom.

  1. Aromaterapia

Uma boa forma de pegar no sono é pedir ajuda para a aromaterapia, que tem como objetivo o uso de odores para aliviar incômodos e promover o bem-estar. No caso da insônia, há diversos óleos essenciais que podem servir de auxílio. São eles: lavanda, manjericão, camomila, såndalo e cånfora.

  1. Uma cama bem feita

Pesquisas recentes indicam que quem faz a cama diariamente tem 19% mais probabilidade de ter uma boa noite de sono. Esse cuidado pode ser responsável por um espaço mais convidativo ao descanso.

Uma cama básica é montada primeiramente com um protetor de colchão, que mantém o local limpo e longe de impurezas. Depois, é hora de colocar o lençol de elástico e, logo em seguida, a peça de cima. O próximo passo é apostar em edredons ou cobertores se estiver frio. Se não, coloque uma colcha para cobrir todas as camadas. Finalize com os travesseiros, bem embalados com fronhas.

  1. Bons hábitos

Existem algumas atitudes que atrapalham a hora de dormir. Veja alguns hábitos para evitar e melhorar suas noites e manhãs.

  • Desligue todos os eletrônicos, incluindo televisão, computador, tablet e celular. A luz emitida por esses aparelhos inibe a produção do hormônio do sono, a melatonina. O ideal é desconectar-se pelo menos 45 minutos antes de dormir.

  • Fique de olho no que come antes de deitar. Alimentos que promovem mudanças bruscas na glicemia devem ser evitados. Ingira pequenas porções, optando por comidas leves e pouco gordurosas.

  • Evite também o consumo de bebidas com cafeína, como café, chá mate, chá preto, chá verde, chá branco e refrigerantes de cola. Prefira as infusões com capim cidreira, camomila e passiflora.

  • Não exagere na água logo antes de dormir.

Apesar da prática regular de exercícios ajudar a ter uma boa noite de sono, é importante evitar treinar muito perto da hora de deitar. As atividades físicas provocam picos de adrenalina, que podem resultar em insônia.

As preocupações do dia a dia, estresse e ansiedade são só alguns dos causadores da falta de sono. Se nenhuma das nossas dicas te ajudar, procure um médico.

Sobre o autor

A Artex oferece produtos de cama, mesa e banho para o mercado há 80 anos. Beleza, acessibilidade e qualidade atuam como base de suas coleções, que já fazem parte da história das casas brasileiras.

Saiba mais clicando aqui.